Cuidados básicos para proteger e potencializar seu notebook

Dicas e AplicativosNotebooks

10 de julho de 2017

cuidados básicos com o notebook

cuidados básicos com o notebook

Alguns cuidados básicos com o notebook podem ser o segredo para seu aparelho funcionar melhor e durar mais tempo.

Quando se fala em celular, as dicas e truques para limpar, conservar a bateria, recuperar a memória, entre outras funcionalidades, é enorme! Mas os notebooks também podem e devem receber cuidados especiais para aumentar sua vida útil e melhorar seu desemprenho.

Separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a deixar seu notebook mais seguro, limpo e funcional. Confira!

Segurança

A segurança é um fator muito importante para qualquer eletroeletrônico, e com o notebook não poderia ser diferente!

Comece criando uma senha para quem for acessar a máquina para evitar que outras pessoas tenham acesso aos seus documentos, fotos, e outros arquivos pessoais. Também é possível criar mais de um usuário para que outras pessoas possam usar o notebook sem comprometer sua segurança.

Depois, instale um bom antivírus em sua máquina. Especialistas afirmam que antivírus gratuitos resolvem bem as necessidades domésticas, já os antivírus pagos são indicados para empresas que possuem muitos dados sigilosos e correm maior risco de sofrer ataques cibernéticos.

Apenas um antivírus é o suficiente para preservar seu notebook. Instalar mais de um programa pode, inclusive, fazer mal para o seu desempenho, além de torná-lo desprotegido. Isso pode acontecer porque os dois programas diferentes acabam se identificando como riscos e atrapalhando a detecção de programas realmente maliciosos.

Limpeza

Entre os cuidados básicos com o notebook, é muito importante mantê-lo sempre limpo, já que a sujeira pode afetar até mesmo o desempenho do eletroeletrônico.

Evite comer e beber perto demais do notebook para evitar manchas de gordura, farelos que podem prejudicar o funcionamento do teclado caso caiam entre as teclas, e até acidentes mais graves que podem estragar de vez o notebook, como derrubar bebidas no aparelho.

Quando for limpá-lo, desligue o monitor e evite utilizar materiais ásperos, como jornal e papel toalha, porque podem riscar a tela. Prefira um pano macio e produtos específicos de limpeza de notebook, recomendados pelo fabricante.

Jamais pressione a tela ao fazer a limpeza, isso pode quebra-la. Para tirar as sujeiras entre as teclas do teclado, você pode utilizar cotonete e pincel.

Desempenho

Poucas pessoas sabem, mas também é possível obter um melhor desempenho apenas tomando alguns cuidados básicos com o notebook.

Assim como nos celulares, o calor é um grande inimigo do funcionamento do aparelho, já que o superaquecimento das peças internas pode até mesmo queimar seu processador.

Para evitar esse tipo de problema, o notebook possui saídas de ar que ajudam a resfria-lo. As saídas devem ser mantidas sempre limpas e descobertas, por isso limpe-as com frequência e evite usá-lo em cima da cama, no sofá ou apoiado em almofadas.

Outra medida importante é nunca guardar o notebook com a bateria vazia, porque a carga mínima de funcionamento pode ser perdida e, se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

Lembre-se de sempre fazer uma limpeza nos arquivos guardados em seu notebook, deletando fotos, músicas e outros documentos que não estão sendo usados. Desta forma, você impede que seu computador fique lento.

Essas são só algumas dicas básicas para cuidar melhor do seu notebook. Você conhece mais algum cuidado? Conta pra gente nos comentários!

Resumo
Cuidados básicos para proteger e potencializar seu notebook
Título do artigo
Cuidados básicos para proteger e potencializar seu notebook
Descrição
Alguns cuidados básicos com o notebook podem ser o segredo para seu aparelho funcionar melhor e durar mais tempo. Confira algumas dicas nesse artigo!
Autor
Publisher Name
Saldão da Informática
Publisher Logo

Last modified: 25 de outubro de 2017