Dicas para comprar pela internet com segurança

Dicas e Aplicativos

4 de maio de 2017

Comprar online com segurança

É possível comprar pela internet com segurança, basta tomar alguns cuidados. Confira abaixo nossas dicas para realizar sua compra online.

Comprar pela internet com segurança

via @Shutterstock

Comprar pela internet pode ser prático e rápido. Isto porque o mundo online nos permite pesquisar preços, saber a opinião de outros consumidores e comprar do conforto de nossas casas, de maneira segura.

Apesar desses benefícios, o mundo virtual também pode oferecer riscos se não ficarmos atentos. Sites falsos que pegam informações pessoais dos clientes e lojistas que desaparecem após o pagamento do produto são só dois exemplos do que pode ocorrer se não prestarmos atenção.

Mas, apesar dos perigos, é possível comprar pela internet com segurança. Para isso, basta tomar alguns cuidados. Confira abaixo nossas dicas para realizar sua compra online:

Verifique a reputação do vendedor

A primeira coisa a se fazer para comprar pela internet com segurança é verificar a reputação do vendedor. Vários sites especializados em direito do consumidor possibilitam a pesquisa de reputação das lojas online.

É o caso do Reclame Aqui, site no qual os consumidores podem expor suas reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer empresa e as empresas, por sua vez, realizam o atendimento aos clientes. O site divide as empresas em RA1000, ótima, boa, regular, ruim e não recomendada, de acordo com a taxa de resolução de problemas.

Já a Ebit é focada em e-commerce e mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais. As lojas são classificadas em diamante (excelente), ouro (ótima), prata (muito boa) e bronze (boa), de acordo com o cumprimento de entregas dentro do prazo e a probabilidade dos consumidores voltarem a comprar na loja.

Fique atento aos detalhes da compra

A rapidez da internet muitas vezes pode nos confundir, por isso é importante estar atento aos detalhes mesmo antes de comprar. Se você pretende comprar um presente para alguém, por exemplo, preste atenção nos prazos de entrega para saber se o produto chegará a tempo da data comemorativa.

Também precisamos ficar atentos às especificações do produto: modelo, cor, tamanho, enfim, todas as informações que podem influenciar nossa decisão de compra. Muitas pessoas não verificam essas informações e acabam se arrependendo da compra e tendo que enfrentar o processo de devolução do produto, que pode ser longo.

Alguns transtornos só podem ser evitados com a ajuda do consumidor, por isso leia atentamente os termos e condições da loja e preste atenção nos prazos informados para evitar dores de cabeça desnecessárias.

Proteja seu computador

A primeira barreira de proteção do seu computador é o farewall, um sistema que controla o fluxo de dados em seu computador, ajudando a impedir o acesso de conteúdo malicioso à máquina. Por isso, mantenha-o sempre atualizado.

Para ficar ainda mais protegido, tenha sempre um bom antivírus instalado e atualizado em seu computador. O site Oficina da Net elegeu os melhores antivírus gratuitos de 2016, confira clicando aqui.

Também é importante evitar a utilização de computadores públicos, como em Bibliotecas e lan houses, porque eles podem estar contaminados ou não conter as proteções adequadas que citamos acima.

Confira se o site é seguro

Você sabia que é possível verificar se o site oferece um ambiente seguro para compras? Para isso, basta observar se a página de compra possui a sigla “HTTPS” no início do endereço eletrônico.

Também é necessário que apareça um ícone em forma de cadeado fechado no navegador, ao lado do endereço do site. Ao clicar no ícone, o certificado de segurança do site deve aparecer.

Somente finalize sua compra se o site seguir as recomendações acima.

Fique atento aos sinais de risco

Uma loja online deve sempre oferecer suas informações de contato, como endereço, telefone e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), além de um número de contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, não é prática do mercado oferecer apenas uma conta de pessoa física para realizar o pagamento. Desconfie se essa for a única alternativa de pagamento oferecida.

Faça um cadastro seguro

Ao fazer seu cadastro no site da loja, evite senhas que podem ser facilmente descobertas, como a data do seu aniversário, número de documentos, ou sequências simples de números e letras, como “1234” e “abcde”. Clique aqui para conferir uma lista com as 25 senhas mais utilizadas em 2016 e evite todas elas! 😉

 

Agora que você já sabe como se prevenir, é só colocar essas dicas em prática ao comprar pela internet e estará seguro para fazer um bom negócio!

Tem alguma dúvida sobre segurança na internet? Deixe nos comentários!

Resumo
Dicas para comprar pela internet com segurança
Título do artigo
Dicas para comprar pela internet com segurança
Descrição
É possível comprar pela internet com segurança, basta tomar alguns cuidados. Confira abaixo nossas dicas para realizar sua compra online.
Autor
Publisher Name
Saldão da Informática
Publisher Logo

Last modified: 21 de dezembro de 2017