Compra não autorizada, e agora?

Dicas e Aplicativos

26 de setembro de 2017

Compra não autorizada

Compra não autorizada

“Compra não autorizada”. Você já recebeu essa mensagem ao tentar comprar um produto ou serviço pela internet? Entenda por que isso acontece e saiba como evitar.

A aprovação de uma compra online geralmente envolve várias etapas e mais de uma empresa responsável por cada uma delas, como operadoras de cartão de crédito, bancos e meios de pagamento.

No Saldão da informática, por exemplo, o processo de aprovação ocorre em 4 etapas:

Etapa 1 – O cliente realiza a compra em nosso site

Etapa 2 – O Pagseguro, plataforma de pagamento que utilizamos, verifica o limite de crédito junto à bandeira do cartão

Etapa 3 – O apagamento é aprovado ou reprovado pelo Pagseguro, de acordo com algumas regras de segurança

Etapa 4 – O Saldão da Informática recebe a confirmação da finalização da compra e repassa ao cliente.

Essas etapas existem para garantir a segurança do consumidor, mas sem alguns cuidados podem acabar impedindo a compra. Abaixo, explicamos algumas situações em que isso pode acontecer e como evitá-las:

Fazer compras com o cartão de outra pessoa

Pediu um cartão emprestado para fazer uma compra online? Saiba que as chances de o pagamento ser rejeitado são bem grandes!

Isso pode acontecer porque as operadoras trabalham cada dia mais para prevenir golpes de ladrões e hackers que utilizam os dados das vítimas para fazer compras com cartões roubados. Por esse motivo, tente sempre utilizar o seu próprio cartão.

Quando não for possível, escolha outras formas de pagamento oferecidas pela loja, como o boleto.

Errar seus dados ou os dados do cartão

A falta de atenção pode fazer com que você erre na hora de preencher seus dados e os dados do cartão, atrapalhando suas compras. Informações incorretas com certeza farão sua compra ser recusada, já que para realizar a transação é necessário preenchê-las corretamente.

Por isso, é muito importante prestar bastante atenção e preencher com cuidado seu nome, número do cartão, entre outras informações solicitadas na hora da compra.

Saldo insuficiente no cartão

É comum comprar por impulso ou ficar ansioso para finalizar uma compra, principalmente quando encontramos uma promoção imperdível. Na pressa, acabamos sendo surpreendidos por imprevistos como a falta de saldo para realizar a compra.

No caso dos cartões de crédito, é possível que seu limite mensal já esteja sendo utilizado e, por isso, a compra não poderá ser realizada.

Para evitar essa situação, verifique seu saldo e o limite para compras parceladas do seu cartão de crédito antes de comprar um produto pela internet.

Compras com valor maior do que você costuma gastar

Quando o banco detecta uma compra de valor muito maior do que você costuma gastar, é normal questionar a compra. Alguns bancos ligam para o cliente e confirmam o valor, mas outros cancelam a compra automaticamente.

Isso pode ser muito incômodo, mas acaba protegendo o consumidor de golpes praticados por ladrões e hackers.

Quer mais dicas de como comprar na internet com segurança? Acesse nosso artigo com algumas dicas práticas clicando aqui e boas compras!

Resumo
Compra não autorizada, e agora?
Título do artigo
Compra não autorizada, e agora?
Descrição
“Compra não autorizada”. Você já recebeu essa mensagem ao tentar comprar um produto ou serviço pela internet? Entenda por que isso acontece e saiba como evitar.
Autor
Publisher Name
Saldão da Informática
Publisher Logo

Last modified: 25 de outubro de 2017