Conheça os riscos de usar celulares falsificados

Celulares e Smartphones

24 de agosto de 2017

Celulares falsificados oferecem riscos

Celulares falsificados oferecem riscos

Via @Pexels

Celulares falsificados serão bloqueados pela Anatel nos próximos meses. Você conhece os diversos riscos que esses aparelhos podem oferecer?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já avisou que irá bloquear celulares falsificados nos próximos meses. Essa ação tem como objetivo proteger os consumidores, já que esses aparelhos podem oferecer riscos à saúde, segurança e até mesmo prejudicar o meio ambiente.

Por outro lado, os celulares certificados pela Anatel passam por testes de qualidade para garantir que os aparelhos comercializados no Brasil possuam compatibilidade com as redes de telefonia celular do país e estejam de acordo com os padrões mínimos de qualidade e de segurança estabelecidos pela agência.

Perigos dos celulares falsificados

Os aparelhos piratas são fabricados com materiais de menor qualidade e utilizam baterias pouco confiáveis, que oferecem riscos até mesmo de explosão, além de possuir substâncias tóxicas capazes de prejudicar o meio ambiente quando descartadas.

Segundo o site da Anatel, os aparelhos irregulares também podem expor os usuários a campos elétricos, magnéticos ou eletromagnéticos sem respeitar os limites determinados pela agência regulamentadora, prejudicando até mesmo a saúde do consumidor.

Além desses riscos, os celulares falsificados possuem desempenho inferior aos regulados, já que muitas vezes utilizam softwares e hardwares de menor qualidade ou desatualizados, o que além de prejudicar a experiência do usuário, ainda pode deixá-los menos protegidos contra a ação de vírus que roubam dados e informações.

Os materiais utilizados na fabricação dos aparelhos piratas são mais frágeis e podem apresentar diversos defeitos, como botões soltos e deformações na carcaça.

Data para bloqueio indefinida

Apesar de alguns prazos terem sido anunciados, a Anatel acabou voltando atrás e ainda não confirmou a data oficial para bloquear os aparelhos irregulares. Porém, desde 2015 a agência vem realizando um trabalho de conscientização da população a respeito dos celulares piratas, por meio da campanha Celular Legal, educando os cidadãos quanto aos riscos e auxiliando na prevenção.

Como descobrir se estou usando um celular falsificado

Para descobrir se seu celular foi certificado pela Anatel e está de acordo com as condições legais de funcionamento, ou se é irregular, primeiro é necessário descobrir o IMEI do aparelho. Este número funciona como o chassi de um carro e, assim como os automóveis, cada celular possui o seu.

É possível encontrar o IMEI do celular na caixa do aparelho, em um adesivo localizado atrás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar.

Com o número em mãos, basta acessar a página de verificação (acesse clicando aqui) e digitar o IMEI no espaço de consulta.

Celulares originais mais baratos

Se você está em busca de um celular, mas não pode gastar muito dinheiro com isso, uma boa opção é investir em celulares recertificados.

Os recertificados são produtos seminovos que voltam para a fábrica por desistência dos clientes ou defeitos na embalagem, entre outros motivos (clique aqui para ler uma matéria completa sobre produtos recertificados). Eles passam por testes de qualidade e, depois de confirmado o bom funcionamento, podem ser vendidos novamente.

No Saldão da Informática, é possível encontrar smartphones recertificados Apple a partir de R$ 699. Os aparelhos possuem garantia e nota fiscal, garantindo a segurança do comprador e a procedência do celular.

Você não precisa abrir mão da qualidade nem da economia para ter um bom celular!

Resumo
Celulares falsificados: entenda os riscos
Título do artigo
Celulares falsificados: entenda os riscos
Descrição
Celulares falsificados serão bloqueados pela Anatel nos próximos meses. Você conhece os diversos riscos que esses aparelhos podem oferecer?
Autor
Publisher Name
Saldão da Informática
Publisher Logo

Last modified: 25 de outubro de 2017